terça-feira, 11 de outubro de 2011

Documentário sobre os 20 anos da Constituição Federal do Brasil



Este documentário faz parte de um conjunto de projetos desenvolvidos pela Câmara para marcar os 20 anos da Constituição Federal, comemorados no dia 5 de outubro de 2008. O vídeo, com 50 minutos de duração, tem dois objetivos principais: explicar, de maneira didática, qual o papel da Constituição para o ordenamento jurídico do país e destacar as principais conquistas trazidas pela Carta de 1988, no que se refere ao Estado democrático, aos direitos individuais e às garantias sociais. Para tanto, comenta a história constitucional brasileira, desde a Carta de 1824 até a atual, passando pelos diferentes Governos, e recorre a exemplos de outros países, explicando os variados tipos de constituição presentes no mundo contemporâneo. Entre as curiosidades, explica de onde surgiu o termo "Carta Magna" e mostra que a doutrina religiosa ainda se confunde com a constituição em vários países.
Entre os entrevistados, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que destaca os principais avanços trazidos pela Constituição nas diferentes áreas e explica por que o Partido dos Trabalhadores, apesar de ter assinado o texto, votou contrariamente à sua aprovação; o ex-Presidente José Sarney, que fala do orgulho de ter convocado a Assembléia Nacional Constituinte e comenta, do seu ponto de vista, o que poderia ter sido diferente; ex-deputados constituintes, que contam curiosidades dos bastidores; os jornalistas Boris Casoy e Alexandre Garcia, que relatam como foi a cobertura dos anos de Constituinte; e historiadores, que comentam os diferentes períodos das História brasileira, entre outros.
O documentário também mostra o depoimento de artistas e intelectuais e relembra momentos históricos com imagens de arquivo. Como convidado especial, traz o músico Toninho Horta, que interpreta, ao violão, os quatro principais hinos brasileiros, mostrando que não é de hoje que o Brasil canta em nome da liberdade e da democracia.

Ficha técnica
Roteiro e Direção: Gisele Rodrigues
Músico convidado: Toninho Horta
Edição de Imagens: Joelson Maia
Videografismo: Leonardo Veloso e Felipe da Cunha
Produção: Pedro Sassi
Trilha Sonora: Alberto Valério
Coordenação de Longos Formatos - TV Câmara: Dulcídio Siqueira
Duração: 50 minutos

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...