sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pecado Original


Que é pecado original originante e pecado original originado? Nós podemos carregar os pecados de nossos pais ou avós? Como pode ser possível pagar pelo pecado dos nossos primeiros pais? (Laerte) 
Comecemos pela situação da humanidade hoje: é uma humanidade  quebrada, dividida interiormente. Todos podemos repetir como São Paulo "Não faço o bem que quero e faço o mal que não quero" (Rm 7,19). Somos uma humanidade num enorme atoleiro, numa situação de pecado... Reconhecemos em nós uma quebradura interior, uma tendência para o mal... Desta situação somente Cristo nos liberta! (cf. Rm 5,12-21)
Mas, de onde vem tudo isso? A Escritura ensina que Deus não pensou o mundo nem a humanidade assim. O homem, desde os seus primórdios, disse “não” a Deus. Não sabemos como nem quando isso aconteceu. Sabemos somente isso: desde o primeiro momento em que a humanidade teve consciência de existir, foi fazendo a vida do seu jeito, fechada para a voz de Deus que fala na nossa consciência. Este primeiro momento no início da história humana é o que chamamos de pecado original originante - isto é, aquele primeiro fechamento da humanidade, que deu início a uma cadeia de pecado, isto é, àquele atoleiro do qual falei acima. Esta situação de atoleiro na qual nos encontramos e na qual já nascemos é o pecado original originado, porque o pontapé inicial foi lá trás (no pecado original originante).
Então, quando falamos em pecado original, mais importante que pensar no primeiro pecado lá no início (pecado original originante), é mais importante pensar na situação de pecado na qual nascemos (pecado original originado), situação exterior e interior a nós e que vem de uma cadeia ininterrupta de uma humanidade desarrumada e fechada para Deus
Dizer que nascemos com o pecado original é dizer que não nascemos do zero: somos herdeiros de nossa cultura, de nossa família, da dívida externa brasileira, das opções corretas e erradas dos nossos antepassados... Ou seja, somos solidários uns com os outros... no bom e no ruim, influenciamos uns aos outros, interagimos... Pois bem, toda a humanidade já nasce ferida, com a tendência de fechar-se para Deus, porque troncha, herdeira dessa cadeia de pecado que, por nosso lado, vamos aprofundando ainda mais com nossos pecados pessoais.
Não é Deus que imputa arbitrariamente o pecado em nós... Não é Deus quem diz: “Já que os primeiros humanos pecaram, todos vão nascer pecadores!” Nada disso! É a própria dinâmica perversa que nós começamos, que vai nos afetando e desarticulando a humanidade, fazendo-nos membros de uma raça ferida e desordenada...
Somente Cristo nos liberta dessa situação: "Quem me livrará desse corpo de morte (= dessa situação de pecado? Graças sejam dadas a Deus por Cristo Jesus" (Rm 7,24).
Dom Henrique

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...