segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mais 12 mil famílias incluídas

MDS busca, junto com municípios, ampliar acesso aos programas de transferência de renda para erradicar a miséria
Terceiro Estado no Brasil em número absoluto de população em situação de extrema pobreza - com 1,502 milhão de pessoas, segundo dados preliminares do Censo Demográfico 2010 - o Ceará deve ter cadastradas, até 2013, mais 12.261 famílias nos programas federais de assistência social e transferência de renda, informou Ana Fonseca, secretária extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ela esteve em Fortaleza, no último sábado, participando do II Feirão do Emprego da Construção Civil.

Responsável pela coordenação do Plano Brasil Sem Miséria, o MDS apoia iniciativas de inserção da população pobre no mercado de trabalho. "Temos de atentar muito para a juventude. Para se ter uma ideia, 40% das pessoas em situação de extrema pobreza têm, no máximo,14 anos. E, para esta faixa etária, há que se investir em educação, que é a oportunidade que eles têm. Já no caso dos mais velhos, o trabalho é fundamental", disse a secretária.

De acordo com Ana Fonseca, para acabar com a extrema pobreza no País, "não basta a política de transferência de renda, como o Bolsa Família". "Trabalhamos também pensando nesse eixo do emprego. O Brasil tem gerado muitas oportunidades de trabalho, em paralelo com os programas de transferência de renda. E, para isso, contamos com a ajuda de governos estaduais e administrações municipais. No Ceará, ainda temos a intenção de cadastrar, até 2013, mais de 12 mil famílias".

A situação de extrema pobreza no Brasil - pessoas que ganham até R$ 70,00 por mês -, conforme os dados apresentados pela secretária, é concentrada no Nordeste, onde moram 59% do total desta população - ou seja, 9,609 milhões de pessoas. Os piores índices de região ficam com a Bahia (2,407 milhões - 1ª posição nacional), o Maranhão (1,691 milhão, em 2º lugar) e o Ceará (1,502 milhão, o 3º da lista). O Pará, na região Norte, aparece em 4º lugar no ranking negativo, com 1,432 milhão. Em seguida, vem Pernambuco, com 1,377 milhão .

Busca ativa
A fim de prevenir situações de vulnerabilidade e risco social no território, o MDS está incentivando os municípios a implementarem o Busca Ativa - ações inovadoras e descentralizadas de localização e acompanhamento das famílias mais vulneráveis, para que acessem os serviços da Rede de Proteção Social. Em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) adota a estratégia há cerca de dois meses. Há exatos 1.059.262 beneficiários do Bolsa Família no Ceará - que receberam, em setembro, um total de R$ 124,7 milhões.

O Benefício de Prestação Continuada é pago a 205,1 mil idosos e pessoas com deficiência em todo o Estado. Ainda segundo o MDS, existem 331 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) financiados pelo Ministério e 104 Centros Especializados (Creas) também na mesma condição.

SAMIRA DE CASTRO
REPÓRTER



Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...