sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Interior passa por auditorias do TCM

Um novo tipo de auditoria está sendo realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Trata-se da auditoria operacional, iniciada ontem em três municípios cearenses. Esse processo tem o propósito de aferir a relação custo-benefício de programas realizados pelos municípios.

Esse tipo de auditoria foi anunciado no início do ano e, segundo o presidente do TCM,Manoel Veras, nas inspeções ordinárias do Tribunal alguma coisa já vinha sendo feita, mas ainda em fase de experiência.

Agora, a auditoria operacional será feita independentemente das auditorias ordinárias que procuram observar aspectos sobre a aplicação dos recursos e procedimentos exigidos por lei, como em licitações e contratos.

Nesta fase inicial, as equipes do TCM dão ênfase à avaliação do desempenho das prefeituras na área de educação colhendo informações para estabelecer um diagnóstico sobre o funcionamento do Programa Brasil Alfabetizado.

Trabalho
Embora se trate de um trabalho diferenciado, explica Manoel Veras que nesse tipo de fiscalização o Tribunal não tem o que esconder e, a exemplo do que ocorre com as inspeções ordinárias, o Tribunal, a cada sexta-feira, divulgará, em sua página na internet, as auditorias a serem realizadas na semana seguinte.

Ontem o trabalho do Tribunal foi iniciado com auditorias nas prefeituras de Granja, Uruoca e Juazeiro do Norte.



Diário do Nodeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...