sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Novas práticas podem reduzir conta de luz



Clique para Ampliar
Conforme a Coopercon, técnica leva em conta a concepção do projeto até a pós-venda do empreendimento 
NATINHO RODRIGUES

Com introdução de nova tecnologia, edificações poderão economizar o uso de energia no Estado
Qualquer pequeno abatimento na tarifa de energia é sempre bem-vindo ao bolso do consumidor. Agora, imagine um desconto mensal (e considerável) entre 20% e 30%. É algo parecido como se, a cada quatro ou cinco contas de luz, você economizasse o valor de mais uma.

É justamente essa economia significativa, na opinião do presidente da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon), Marcos Novaes, que deve acontecer em edificações, no Estado, após a introdução de uma nova tecnologia, em parceria com o Instituto Inovacon, que leva em conta todo o processo construtivo (desde a concepção do projeto até o benefício pós-venda do empreendimento).

"O programa vai dar um retorno para a sociedade. Cada unidade residencial de um condomínio poderá economizar entre e 20% e 30% de energia, por exemplo. A ideia é fazer como nos eletrodomésticos, que têm o selo Procel de eficiência energética. No caso dos prédios, seria colado um adesivo semelhante para mostrar a preocupação de 75 construtoras associadas à Coopercon na tratativa do uso correto de energias não renováveis", explicou Marcos.

Menor desperdício
Segundo o presidente da Coopercon, serão quatro módulos a cada dois anos para apresentar práticas inovadoras de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. "Ainda em novembro daremos início aos dois primeiros módulos: eficiência energética e construção sustentável. Contamos com a parceria das universidades e também do governo do Estado", conta.

O programa Inovacon / Coopercon conta com a parceria de diversas entidades, tais como: Unifor, UFC, IFCE e CVT Portuário, além do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará. Ontem, a iniciativa foi oficializada com o lançamento do programa de cooperação técnico-científica, no CVT Portuário, em Fortaleza. Na ocasião, o líder da Mercedes Benz no Brasil por 40 anos, Luiz Tavares de Carvalho, foi convidado para ministrar a palestra "Lean Management" ou "Gestão Enxuta". Ele apresentou técnicas de racionalização de processos para aumento da produtividade e diminuição dos desperdícios.

Conforme o presidente da Coopercon, estão abertas as inscrições para participar da capacitação.

"O público-alvo é formado por engenheiros, projetistas, construtores e toda a sua equipe técnica. As aulas serão ministradas por consultores de nível internacional e regional e professores dos centros de ensino que estão participando da iniciativa", afirmou Marcos.

ILO SANTIAGO JR.REPÓRTER

Diário DO nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...