domingo, 22 de abril de 2012

Aprovação a governo Dilma atinge novo recorde--Datafolha




Presidente Dilma Rousseff participa de conferência em Brasília. A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff bateu mais um recorde, atingindo o maior patamar para qualquer presidente com o mesmo tempo de mandato, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada no jornal Folha de S.Paulo neste domingo. Foto de arquivo. 17/04/2012   REUTERS/Ueslei MarcelinoRIO DE JANEIRO, 22 Abr (Reuters) - A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff bateu mais um recorde, atingindo o maior patamar para qualquer presidente com o mesmo tempo de mandato, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada no jornal Folha de S.Paulo neste domingo.

O governo Dilma é avaliado como ótimo ou bom por 64 por cento dos brasileiros, ante 59 por cento em janeiro deste ano, informou a pesquisa.

O resultado é o melhor da presidente desde sua posse, em janeiro de 2011, além de ser a maior aprovação presidencial com um ano e três meses de mandato em todas as pesquisas feitas até hoje pelo Datafolha.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha 38 por cento de aprovação a seu governo com o mesmo tempo no cargo em seu primeiro mandato, e 55 por cento com 15 meses de seu segundo mandato, segundo o jornal.

Na pesquisa divulgada neste domingo, 29 por cento disseram que Dilma faz um governo regular, enquanto 5 por cento consideram ruim ou péssimo. Em janeiro, essas taxas eram de 33 por cento e 6 por cento, respectivamente.

Apesar da aprovação recorde de Dilma, a maioria dos entrevistados disse que Lula deveria ser o candidato do PT a presidente na eleição de 2014, revelou a pesquisa.

Lula, que passou por tratamento contra um câncer na laringe diagnosticado em outubro do ano passado e foi informado pelo médicos em março que estava livre do tumor, foi o escolhido de 57 por cento dos entrevistados para disputar novamente o Planalto em 2014.

De acordo com a pesquisa, outros 32 por cento citaram Dilma, e para 6 por cento, nenhum dos dois deveria concorrer. Cinco por cento não souberam responder.

Pesquisa CNI/Ibope divulgada no início do mês já tinha colocado a aprovação pessoal a Dilma em seu patamar mais elevado desde que ela assumiu o cargo, com 77 por cento. A avaliação positiva do governo se manteve nos mesmos 56 por cento de dezembro naquela sondagem.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 18 e 19 de abril, com 2.588 pessoas em 161 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

(Por Juliana Schincariol)

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...