sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um Brinde à Ignorância, à Estultícia e à Estupidez!


“Tô cansada!”
Cansada de ver as mesmas coisas e ouvir as mesmas bobagens todos os dias. Cansada de ver o triunfo da ignorância e da superficialidade pelos quatro cantos da terra. Cansada de aturar a inversão dos valores e a deturpação das coisas, por aqueles  que tem mente fechada, rasa e fedida. E pensar que o ser humano se diferencia dos outros animais pela capacidade de raciocinar e melhorar o seu meio.
É triste ver gente se orgulhando da falta de educação e confundindo grosseria com personalidade forte. Boa parte das pessoas que assim se intitulam, usam esse rótulo para justificar sua total falta de controle, maturidade e principalmente senso de justiça. Então, somos obrigados a aturar os ataques daqueles que se consideram a criação mais importante da raça humana.
O homem tem o dom deturpar as coisas de acordo com o que lhe interessa e enxergar como lhe convém.  Desde quando uma personalidade é algo que rege a vida de alguém? Pois, o autocontrole é uma das características que mais evidenciam a qualidade do homo-sapiens, em diferenciação aos outros seres vivos. Somos seres dotados de inteligência e vontade, ou somos animais guiados exclusivamente pelo instinto?
Muito pior que animais, são aqueles que usam essa dita “inteligência”, conscientemente para o mal. Pessoas com orgulho de si mesmas, como se “personalidade forte” fosse um troféu a ser exibido e aclamado e não uma mistura quase homogênea de arrogância, teimosia e uma forte dose de falta de educação. E pior, a ilusão de que as pessoas em volta devem que achar isso excelente e admirá-la, e sentir honrado por conviver com esse inferno. Crianças mimadas e pirracentas, adolescentes sem limites, adultos voluntariosos guiados pelo egoísmo, que alimentam suas ilusões imaturas e norteiam seus princípios. Teimosia vira convicção, arrogância vira sinceridade, medo vira respeito e falta de educação vira personalidade forte. Não há espaço para o outro, que se perde no vazio.
Shakespeare, disse que: “só há uma treva, a ignorância”. E infelizmente, numa época de disseminação de informação e facilidade na busca de conhecimento, estamos cada vez mais próximos da estupidez e da estultícia. E quem quer ouvir a sabedoria e a razão? Quem quer ouvir a verdade e a justiça? Quem quer ouvir a voz da consciência entre o capricho de seus devaneios? Tais coisas servem sempre para os demais, pois a dor do exercício de olhar para dentro e enxergar o que de mais podre e vil em nós, causa cegueira e amnésia temporárias, porque quanto maior nossa consciência, mais evidente fica nosso fracasso.
Mais fácil é entreter-se.
Entreter-se com os inúmeros recursos audiovisuais que estão ao alcance das mãos, entreter-se com a vida alheia, entreter-se com o nada. Os heróis da atualidade não tem nada a dizer, porque não existem. Os espelhos são os artistas lindinhos e bonzinhos como Angélica e Luciano Hulk ou mesmos as sub-celebridades dos realitys. Não que eles sejam pessoas ruins, não podemos decretar sobre eles,  mas pobre daqueles que comem e  bebem deles e de tudo que a mídia televisiva tem defecado sobre a mente de uma legião de teleguiados.
Para que se envolver em assuntos chatos como política, corrupção, ética nas relações humanas e familiares, se o Crô não revelou quem era seu amante no último capítulo da novela Fina Estampa (que de “fina” não tem nada)? Por que saber sobre os conflitos no Oriente Médio, se os conflitos entre a “praia” e a “selva” foram tão excitantes? E a bela vitória dos bonzinhos deixou muitos “malvados” no twitter aborrecidos? Todos estão cansados de saber que existem fraudes em licitações, compra de privilégios, tramas e roubos em todas as esferas de poderes, mas ninguém quer pensar nisso. Pensar e se envolver contra isso. Porque a máxima de que “cada um deve fazer a sua parte”, não se aplica em tempo algum!
Vamos lá, um brinde a ignorância, a estultícia e a estupidez! Felizes são, pois fim de novela e de reality show tem várias vezes ao ano.
Imagem retirada do Google

http://jblog.jb.com.br/entreamigos/



Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...