quarta-feira, 25 de abril de 2012

VISITA DO CONSELHO DA MERENDA ESCOLAR DE PENTECOSTE

Hoje, representantes do Conselho do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), do Município de Pentecoste, saíram em visita as escolas da Zona Rural. Foram eles, os Conselheiros: Manoel Valdeni e Fco Antonio. Nos deslocamos até as escolas do Núcleio D e Núcleo F. Também fomos a escola de Vila Maracajá. 
Estas visitas tem como objetivo saber como anda a distribuição da merenda, qual são as reclamações que as crianças fazem e se há alguma irregularidade no armazenamento e preparação da mida, entre outras. Nas visitas fazemos entrevistas com os alunos, com uma das merendeiras e também fazemos perguntas a própria diretora. Com essas informações tentamos fazer um cruzamento destas informações e chegar a uma visão mais clara de como funciona aquela unidade escolar. 
Esta de hoje foi uma visita tranquila. Nas escolas que foram visitadas hoje, não foram constatadas irregularidades, pelo contrário, os alunos disseram que gostavam da merenda, que faltou bem poucas vezes e que as razões estavam ligadas a questão da compra, que ocorreu logo no início das aulas. Percebemos também que está havendo uma preocupação em oferecer uma merenda de qualidade para as crianças e que as merendeiras tem feito o possível para que a merenda agrade as crianças. 
Estas viagens pela zona rural também nos fazem ver como estão a situações das escolas. Ao achegar na Escola da Vila Nova Maracajá, encontramos a mesma em reforma. Realmente está ficando uma escola muito bonita e aconchegante. Ainda falta ser terminada. Está faltando ainda o refeitório. Ainda na Vila Nova Maracajá, ao lado da Escola, foi construído e inaugurado um Posto de saúde. Isso também é importante para a comunidade. Portanto, além de fazermos essas visitas para acompanhar o andamento da merenda escolar, também ficamos sabendo de outros fatores que ocorrem nas comunidades.
Outra realidade que percebemos claramente, ao passarmos pelas estradas, são as marcas da seca. Plantação seca pela falta de água e claro, perda da safra e dificuldades para o agricultor. O nível dos açudes bem baixos. Essas também é uma forma que nós que estamos na cidade ver qual é a realidade do homem do campo, quando não tem inverno normal. Desse modo, também dissermos para os responsáveis das escolas que deveriam ter uma preocupação maior com essas crianças devida também as dificuldades em casa de comida. Por isso fazer uma merenda mais reforçada pra eles e que não deixe faltar esse alimento.

Foi uma viagem bacana. Podemos dizer que as coisas estão melhorando. As pessoas estão percebendo o quanto é importante fazer as cosias bem feitas. Antigamente se via uma visita como essa como uma perseguição. Agora eles já veem ate como ajuda. A que dera todos entendessem seu papel cidadãos as coisas certeza seriam melhores.  

Professor Valdeni Cruz  

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...