domingo, 22 de abril de 2012

O monge e o boi



Este dias recebi um mensagem com a seguinte pergunta: por que Deus foi bagunçar a minha vida? Fiquei a refletir: mas será que foi Deus que bagunçou a vida desta pessoa? Confesso que não encontrei resposta, mas descobri que isso não é o mais importante.

Tenho pensado que mais importante do que parar para encontrar respostas diante de situações que acontecem conosco, é continuar caminhando mesmo sem resposta. O mais importante não é encontrar a resposta, mas se alimentar da pergunta, deixar que ela nos mova e não o contrário, nos paralise.

As pessoas podem surpreender, e também às vezes nos surpreendemos. Não imaginávamos que pudéssemos fazer tal coisa ou que tal fato pudesse acontecer conosco. Então vem a pergunta, por que?

Há momentos de plenitude na vida, quando parece que não há mais o que fazer, crescer, aprender, amadurecer. Então, do nada, nos deparamos com algo novo que nos desafia intimamente. Isso é bom, nos ajuda a crescer. O problema é quando nos revoltamos, não aceitamos, brigamos conosco e com Deus. Pior quando ficamos procurando o culpado que muitas vezes não existe, é apenas o processo natural da vida.

A vida é uma caminhada entre picos e vales. Num tempo estamos no alto, no pico, noutros tempos no vale. Quando estivermos no pico, saibamos que não ficaremos ali para sempre. E quando estivermos no vale, lembremos do pico e tenhamos certeza que lá logo estaremos novamente.

Conta uma estória que um monge chegou num povoado montado num boi. Um colono perguntou o que o monge queria e ele perguntou se alguém havia visto um boi. Todos se olharam, mas ficaram em silêncio por respeito ao monge. No outro dia o monge voltou montado no boi. Os colonos perguntaram novamente o que ele queria e ele disse: alguém viu um boi? Todos por respeito ao monge fiaram em silêncio. No terceiro dia aconteceu a mesma cena: o monge chegou montado no boi, perguntaram o que ele queria e o monge disse: alguém viu um boi? Mas desta vez alguém se irritou e disse: mas monge, o senhor vem montado num boi e nos pergunta se vimos um boi? E o monge concluiu: pois é, assim são vocês a procura da felicidade.

Paz e bem!!!

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...