domingo, 22 de abril de 2012

Brasil deve exportar jumentos para a China


O jumento, animal comum no Nordeste brasileiro, pode virar item de exportação. Um acordo celebrado há cerca de um mês, liberou o intercâmbio do animal com a China.

Além do aspecto econômico, a iniciativa pode ajudar a resolver o problema do excesso de jumentos na região. No comércio local, os jegues têm pouco valor, uma vez que sua presença é abundante. Até como meio de transporte de pessoas e cargas o jumento perdeu espaço para as motocicletas.

No entanto, para os jumentos, o acordo não significa uma notícia boa. É que, se no Brasil o jegue é visto como um companheiro pelo sertanejo, que o segue nas desventuras do trabalho no campo, na China ele é uma iguaria para a indústria alimentícia. O setor de cosméticos também aproveita o animal como matéria-prima de produtos de beleza.

Os chineses pretendem importar 300 mil jumentos nordestinos por ano. Empresários chineses querem propor um programa chamado de Projegue, que prevê até linhas de crédito para incrementar o comércio.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...